sexta-feira, 28 de setembro de 2007

MIRANDA DO DOURO PATRIMÓNIO



CASTELO AFONSINO


O castelo afonsino foi destruído no dia 8 de Maio de 1762, aquando da explosão do paiol da pólvora. Além das muralhas subsiste a torre de menagem com as armas de avis e o Arco de Nossa Senhora do Amparo.



A Sé de grande envergadura e harmonia de linhas sóbrias e verticais, foi edificada na 2ª metade do séc. XVI na frontaria renascentista, duas altas torres unida por um artístico balaústre ladeiam o pórtico, o corpo do templo, de planta cruciforme, é constituído por três naves. separadas por duas fiadas de três pilares quadrangulares, sustentando uma ampla abóbada de granito com nervuras cruzadas estelares; o altar-mor apresenta um retábulo renascentista composto por 56 imagens bíblicas em alto relevo.
A Catedral conserva o magnífico órgão que lhe foi dado na época joanina; uma das singularidades da Sé é a ingénua imagem do Menino Jesus da Cartolinha, datado de meados do séc. XIX, mas que corporiza uma lenda que remonta à Guerra da Restauração (séc. XVII), durante a qual um rapazinho de espada em punho (depois identificado com o Menino Jesus) andou a percorrer as ruas da cidade atiçando a coragem dos seus moradores para fazerem frente aos espanhóis.


PAÇO EPISCOPAL
O Paço Episcopal, pouco depois de construído foi vítima de incêndio em 1706. Dele resta o andar térreo com uma arcada contínua de amplas proporções transformado em local ajardinado. De registar ainda que na Rua da Costanilha se conservam casas quinhentistas de portas rectangulares e janelas estreitas floridas, entre elas sobressaindo uma moradia toda de pedra com janelas geminadas e cachorros medievais esculpidos no granito.
A velha Casa de Câmara alberga agora o museu, junto à porta medieval pode ver-se a Fonte dos Canos, construída nos séculos XVII-XVIII. Em Malhadas, 8 km a N, podem ver-se uma excelente igreja românica com belo alpendre contíguo (séc. XIII) e um esplêndido cruzeiro. Em Duas igrejas, 8 km a O, conhecidas pelo seu grupo folclórico de pauliteiros que personificam a cultura mirandesa, há uma igreja românica e uma gruta com vestígios de arte rupestre.

Sem comentários: