quinta-feira, 7 de agosto de 2008

CASA DAS PIPAS






FOTOS: Luís Prata

Casa das Pipas
Uma casa com charme cruzada com o deleite de finos néctares da Região Demarcada do Douro. No Vale do Pinhão, eis a Casa das Pipas, um empreendimento agro-turístico acabadinho de estrear. Fica dentro da Quinta do Portal. Nas redondezas, moram aldeias com fornos e pelourinhos.
É uma casa de mulheres. Manuela Pinho acolhe quem chega, atenta aos detalhes. Virou costas ao Porto cidade. A sua vida converteu-se na arte de receber. Fernanda Videira, Adelaide Almeida e Paula Rocha mal se sentem, mas andam por ali, passo silencioso, atarefadas, a tratar do casarão. A sala principal, lareira acesa, foi decorada com tons vitícolas. Os quartos (sete standart e três de topo) têm o nome de castas. As janelas estão viradas para Sul, a deixar ver a piscina que o frio afasta. Em volta do casarão, conjunto rústico-chique, o vinhedo está por enquanto nu.
Haverá quem queira aproveitar para fazer umas corridas de todo-o-terreno, empinar-se em miradouros, descobrir os "tesouros" da região (como a bem próxima estação de comboios do Pinhão). E quem esteja mais interessado em sentir o sossego, quentinho, da Casa das Pipas. As propostas, na quinta, são várias. O hóspede pode simplesmente deixar-se estar, a ver a vida passar, a ler um livro sobre a região, a ver um filme ou a cogitar frente a um jogo de tabuleiro. Ou passear entre as vinha, apreciar os trabalhos vitícolas, entregar-se às provas de vinhos.
Os proprietários, Mansilha Branco, estão há séculos ligados à produção de vinho. A primeira referência remonta a 1477, quando o Rei D. Afonso V concedeu a comenda de Oliveira a D. Afonso Mansilha. Impulsionaram o nascimento da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro (10 de Setembro de 1756), que resultou na criação da primeira Região Demarcada do mundo.
No centro de visitas, Teresa Costa explica que a sociedade Quinta do Portal integra quatro quintas: a Quinta dos Muros (com cerca de 30 hectares), a Quinta da Abelheira (15 hectares), a Quinta do Confradeiro (30 hectares) e a Quinta do Portal (15 hectares). A que está nas mãos dos Mansilha Branco há mais tempo é a dos Muros (1895). Trata de tudo, da uva à garrafa. Parece ter assumido, até à medula, o conceito de "Boutique Winery". Produz vinhos DOC Douro tintos (Auru, Quinta do Portal, Beijo d" Uva, Mural, Frontaria e alguns varietais) e brancos (Quinta do Portal, Frontaria). Tem também espumantes (Mural), moscatel (Portal e Mural) e vinhos do Porto de categorias especiais (Vintage, Colheita, Aged Twany Ports, Late Botlled Vintage, Reserve, Ruby/Twany/White e Porto Parador e Porto Alegre).
A empresa possui um dos centros de vinificação mais desenvolvido do Douro. A Quinta do Portal, morada do tal centro de vinificação, tem uma capacidade de stock de 6.500.000 litros, acompanhando criteriosamente o estágio de cada vinho. Teresa Costa mostra a gélida adega, enquanto vai desfiando dados sobre o controlo de qualidade e o processo de fabrico. A maior parte dos vinhos são produzidos em cubas de aço inoxidável com controlo de temperatura. Mas ali também se vinificam uvas de determinadas parcelas pelo método tradicional de "pisa a pé". Vinhos destinados a converterem-se em Portos Vintage ou LBV.
No aconchego da Casa das Pipas, o hóspede deve ter ainda outro aspecto em conta. A Quinta do Portal serve refeições, gastronomia regional, já se vê. Tudo muito bem regado com vinhos próprios. Pode comer em casa ou no restaurante situados a uns metros. Se houver muita gente na sala, até pode ser, como aconteceu ao PÙBLICO, que Manuela Pinho o convide para jantar numa salinha reservada...
Ana Cristina Pereira (PÚBLICO)





Integrada no projecto de enoturismo da Quinta do Portal, a Casa das Pipas distingue-se pelo ambiente ligado à actividade vinícola, bem patente na decoração dos quartos e dos espaços comuns, como a soberba sala de estar panorâmica com vista sobre as vinhas. Organizam-se provas de vinhos, visitas à adega, passeios e mesmo participação nas Vindimas. Distinguida com um prémio nacional no concurso Best Of Wine Tourism.

Sem comentários: