domingo, 21 de setembro de 2008

Parque biológico de Vinhais



Quase 6 mil pessoas Vinhais Enchente no Parque Biológico de Vinhais Desde o mês de Maio, o Parque Biológico de Vinhais (PBV) recebeu, até à primeira semana do mês de Agosto, mais de 5 600 visitantes. Segundo o presidente da Câmara Municipal de Vinhais (CMV), Américo Pereira, os números demonstram que o equipamento está «a ter uma prestação excelente».

Esta elevada procura levou a que autarquia alargasse o prazo de visitas. Aquando da sua inauguração, a 16 de Maio passado, ficou definido que o PBV encerraria três dias por semana. Contudo, devido à elevada afluência de público, a autarquia decidiu alargar os dias de visita.

Na óptica do edil, esta situação reflecte-se, também, na própria vila, onde o número de visitantes, em Julho e Agosto, triplicou. “Esta procura é notável, também no que toca a comércio e hotelaria, porque este movimento traz muitas vantagens à vila”, sublinhou o responsável.

O interesse dos turistas estende-se, ainda, às estruturas disponibilizadas pelo PBV, como bungalows, que estão esgotados até ao próximo mês de Outubro, e o parque de campismo, que regista uma taxa de ocupação diária superior a 80 por cento. Além de visitantes oriundos da região, o PBV recebe, ainda, turistas de todo o País, bem como do estrangeiro, nomeadamente de países do Norte da Europa. Bugalows e parque de campismo com ocupação máxima Recorde-se que o PBV é o primeiro do género a ser criado em Trás-os-Montes e reúne diversas espécies autóctones espalhadas por quatro hectares situados na serra da Coroa, em pleno Parque Natural de Montesinho.


Os visitantes podem conhecer animais como a rola brava, a águia de asa redonda, a perdiz vermelha, o porco bísaro, o burro mirandês, os bois de raça mirandesa, corços ou javalis, bem como vegetação típica daquela zona protegida. Além disso, os amantes da natureza podem passear pelos três percursos pedestres pelo Alto e Castro da Ciradelha, à barragem de Prada ou à Charca da Vidoeira.


Sandra Canteiro, Jornal Nordeste, 2008-09-04

Sem comentários: