domingo, 14 de dezembro de 2008

STA LUZIA - Penelas, Vila Real

HISTÓRIA DE SANTA LUZIAO pai de Santa Luzia morreu cedo e a mãe, EUTíCIA, tratou de a casar com um cavalheiro rico, mas pagão. Ela não queria casar e foi atrasando o casamento quando pôde, com a ideia de encotrar ocasião para dissuadir a mãe .
A mãe da Santa Luzia adoeceu gravemente e gastou muito dinheiro com remédios e médicos, sem resultados .
Então Santa Luzia recomendou à mãe que pedisse com fé a Santa Águeda de Catânia e prometeram uma peregrinação ao sepulcro dela . Dirigiram-se ambas a Catãnia e a mãe voltou para Siracuza , na Sicília, inteiramente curada.Sta. Luzia conseguiu convencer a mãe de que queria entregar o seu coração a cristo, tal como Santa Águeda e a dar- lhe a dote para o repetir com os pobres.Chegou aos ouvidos do noivo notícia desta generosa distribuição e ele pôs- se a investigar o motivo desta generosidade : A fé cristã da Santa Luzia. Ficou tão aborrecido que foi acusá-la ao perfeito da cidade. Este acusou-a de ser cristã e inimiga do culto oficial.
Diante do juiz confessou ser cristã e negou-se a adorar os deuses falsos do império romano.
Quiseram levá-la para lhe fazerem mal , mas varias juntas de bois não foram capazes de a levar. Quiseram então queima-la, mas as chamas não a queimaram. Por fim mataram-na à espada.Santa Luzia é invocada por cura da doenças do olhos, desinterias e em geral de todas as hemorrogias.

CAPELA DE SANTA LUZIAA capela de Santa Luzia situava-se em Penelas. Nessa capela havia uma imagem da Santa, muito valiosa que foi roubada . Nunca mais apareceu . A capela hoje, encontra-se em ruínas.
Devido a desentendimentos entre as freguesias de Folhadela e Ermida, às quais pertence a povoação de Penelas, a Santa foi colocada na capela de S. Gonçalo, em Ermida. A festa em honra de Santa Luzia celebra-se no dia 13 de dezembro.
Nessa festa vendem-se os famosos e deliciosos Pitos de Santa Luzia

2 comentários:

ARPires disse...

Sendo eu de Vila Real, nunca tinha ouvido esta segunda versão, contudo esta história faz todo o sentido se tivermos em linha de conta a proximidade destas localidades. Quando assim é a rivalidade existe sempre, quando uma tem mais protagonismo do que a outra há que desvalorizar.
É um mal que nos persegue, Vila Real/Chaves, Viseu/Lamego Porto/Lisboa, Norte/Sul, Continente/Ilhas, S. Miguel/Terceira, Madeira/Porto Santo, enfim se for saudável viva a rivalidade, pois muitas vezes serve como fonte motivadora para outros voos.

António Cabral de Sampaio disse...

Muitos Parabéns pela sua publicação.
Tenho casa nas Penelas e sempre ouvi exactamente esta história.
Quanto à capela, desde miúdo que a conheci em ruínas, e neste Portugal, cada vez mais pagão, não acredito que a recuperem...
Um Bem Haja,

António Cabral de Sampaio