terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

História da gancha de S. Brás





As Ganchas de S. Brás são uma espécie de rebuçado, também originários de Vila Real. De cariz popular, a lenda tem como protagonista S. Brás, bispo do séc. IV, orago dos sofredores, dos males do foro oral e otorrino.

Conta-se então, que o santo fez o milagre de curar, apenas com as mãos, uma criança que agonizava com uma espinha atravessada na garganta, sendo a partir daqui venerado como protector.

A Gancha está sujeita a várias interpretações, pode ser encarada como o ícone do báculo bispal, como espátula para chegar até à garganta, como artifício para facilitar o lidar com as crianças enfermas, como uma espécie de remédio balsâmico, com mel, ervas e outros unguentos, para aliviar a garganta.

A 3 de Fevereiro celebra-se uma festa, em sua honra, na capelinha de S. Dinis, em Vila Real. A tradição da dualidade Pito - Gancha, estabelece-se e a retribuição acontece.

Um misto de cunho histórico e de brejeirice são ingredientes que cozinham delícias doces, para almas doces!

1 comentário:

umekoearnhart disse...

Citizen Eco Drive Titanium Watch - TiogaArt.com
The latest Citizen Eco Drive where to buy titanium trim Titanium watches can be titanium jewelry piercing purchased 2019 ford edge titanium for sale here, winnerwell titanium stove as well as the range of models you can buy titanium 170 welder at TiogaArt.com.