sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

XXIXª FEIRA DO FUMEIRO


29º Feira do Fumeiro de Vinhais
5 de Fevereiro 2009
Uma cultura gastronómica única em Portugal e a inigualável qualidade dos produtos fazem do Concelho de Vinhais a Capital do Fumeiro, levando a autarquia a uma empenhada e cuidada promoção da "Feira do Fumeiro" que ano após ano se realiza no segundo fim-de-semana de Fevereiro.
A Feira do Fumeiro de Vinhais é um evento que se realiza desde 1981, sendo que esta já é a 29º edição do certame que decorre do dia 5 a 8 de Fevereiro.
Participam na feira mais de 130 produtores de fumeiro, dos quais vinte são Cozinhas Regionais de Fumeiro e cinco são indústrias, mas todos eles primam por apresentar um fumeiro de excelente qualidade, confeccionado a partir de porcos autóctones da região. Salpicões, chouriças de carne, butelos, alheiras, chouriços azedos, chouriças doces e presuntos, são os produtos que podem encontrar no Pavilhão do Fumeiro, todos eles com marca de Certificação atribuída pela União Europeia, como Indicação Geográfica Protegida (IGP).
Mas mais do que comprar o genuíno Fumeiro de Vinhais, feito com a carne do porco de raça bisara, podemos também degustá-lo numa das muitas Tasquinhas existentes no recinto da feira e que confeccionam apenas pratos regionais. Também os restaurantes oficiais da feira optam por estas ementas e assim se realizam as Jornadas Gastronómicas.
A feira conta com um vasto programa de actividades, nomeadamente, exposições, concursos e espectáculos de animação com grandes concertos de música portuguesa à noite e durante o dia com Festival de folclore, Festival de Bandas de Música e actuações de pequenos grupos locais.
www.feiradofumeiro.com

Sem comentários: