sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Carnaval de Vinhais

O Carnaval é uma festa especial em Vínhais quer para a juventude, quer para os menos jóvens que ainda gostam de folia! Sem qualquer dúvida uma das etapas que agrada a uns e outros é a de Domingo Gordo! É que nesse dia há refeição melhorada, com toda a espécie de carnes de porco: o pernil cosido, o palaio, a orelheira, a chouriça de boche, o toucinho, tudo acompanhado de couve penca, batatas e "cascas" (vagens de feijão grado, secas e depois demolhadas) e, em algumas casas um pouco de arroz. Na segunda feira, depois da difícil digestão, há, normalmente, uns bailaricos em associações culturais. Na terça feira sai à rua "a Morte e o Diabo" e as moçoilas ficam no cativeiro todo o dia, salvo se um dos atrevidos Diabos a consegue arrancar de casa para a levar "à Pedra". A Morte e o Diabo são indivíduos que se vestem com fatos de macaco, pintam com tinta branca o esqueleto humano visto pela frente e por trás e tapam a cara com máscaras em forma de caveira, parecendo a Morte; empunham uma gadanha e são acompanhados por tres ou quatro Diabos; Este, o Diabo, veste se de fato de macaco vermelho, com capuz e máscara do mesmo pano com os respectivos chifres e cauda comprida. Empunham uma correia ou um cordel grosso, com que, amavelmente batem nas pessoas que encontram. Por vezes percorrem os bairros e confraternizam com quem os recebe. Mas a festa principal da Morte e do Diabo, é tirar de casa as meninas que, por vezes se juntam às cinco e seis para os desafiar, encasteladas em varandas ou janelas o que torna a empreitada difícil. Porém, uns através de engenho e arte, outros com a cumplicidade de familiares das moças que entram na brincadeira e entregam as vítimas ao Diabo, na maioria das vezes namorado e, ainda outros que podem custear as despesas de arrombamento de portas e janelas, acabam por levar à Pedra, situada no Largo principal da Vila O Arrabalde meia dúzia de moçoilas que são ajoelhadas e acariciadas com o "chicote" do Diabo e da Morte. Elas acabam por se sentir honradas com a preferência da escolha! Entretanto, há as rivalidades e os ciumes, quando determinado Diabo tenta trazer à Pedra a namorada de um outro Demónio. Então aí, embora não haja vias de facto, há no entanto a ajuda deste às moças e o estorvar da acção do outro rival! E o povo que assiste a estas cenas vive momentos de euforia!





-----------------------------------




Em Vinhais, em dia de Quarta-Feira de Cinzas, um grupo de rapazes transformam-se em verdadeiros diabos. O traje vermelho com máscara incluída dão o ar atrevido e assustador necessário à credebilidade destas personagens possessas. Eles correm pelas ruas a perseguir quem se cruza com eles.
Os diabos, acompanhados por outra figura mascarada, a Morte, escolhem como vitimas preferidas as mulheres e raparigas que chegam a ser agarradas, se necessário dentro da casa das próprias, a fim das vergastar com um chicote de corda.
A Morte, com o seu fato negro e de rosto mascarrado segura uma gadanha na mão, vagueia em silêncio pelos caminhos de Vinhais e sempre que encontra um habitante obriga-o a ajoelhar-se perante si e a beijar a gadanha.
É uma tradição que tem sofrido o passar dos anos e tem demostrado um carácter mais controlado e de maneiras mais correctas, e o ritual de punição e correrias já não é tão temido como antes. Os assaltos, as perseguições e os açoites animavam e caracterizavam o ritual animalesco e desinibido.

1 comentário:

Anónimo disse...

amiguinhos corram e saltem.... mas a tradição já não é o que era, tem muito a apreender.