segunda-feira, 29 de outubro de 2007

CHAVES


Chaves, "cidade de encantos", como lhe chamam, é notóriamente conhecida pelos seus lindos jardins, de que são exemplo o Jardim Público e o Jardim do Castelo.Iniciamos a rota gastronómica por o que proporciona uma boa refeição nesta cidade: o presunto acompanhado com pão de centeio e um copo de vinho da região.Delicie-se com os enchidos: as alheiras, o salpicão, as linguiças e as chouriças, tudo confecionado com carne de porco que deve ser criada em casa para se obterem produtos genuínos.

Destacam-se os muito apreciados folar de chaves, que tem como ingredientes fundamentais o presunto e os enchidos secos e os pastéis de chaves que são uma espécie de folhados com carne picada no interior.

Quanto aos pratos de cozinha regional, os mais típicos são os de peixes do rio, como as trutas recheadas com presunto.Mas o que dizer do cabrito estufado, a feijoada, o cozido à transmontana e os milhos que lhe prendem o paladar!

Para os mais gulosos, as rabanadas complementam uma boa refeição.Se gosta de se divertir nas festas e romarias, tem uma grande diversidade de escolha: o dia do Município - Festas da Cidade de Chaves - celebra-se no dia 8 de Julho. A feira dos Santos em Chaves tem lugar de 30 a 31 de Outubro, a de S. Bernardino a 20 de Maio, a da S. da Saúde no dia 31 de Maio, a de S. Caetano no segundo domingo de Agosto, a da Assunção a 15 de Agosto, a das Almas no primeiro domingo de Setembro, a Azinheira a 8 de Setembro, a da Nossa Senhora da Aparecida no segundo Domingo de Setembro e a Feira Anual - S. Simão - que tem lugar em Vidago é celebrada a 28 de Outubro.Se é amante da tradição arquitectónica, tem muito para visitar!A arquitectura é rica! As origens do povoamento desta região remontam a épocas que antecedem a própria história.

Da época Paleolítica encontramos um instrumento de pedra na encosta da serra do Brunheiro.Os numerosos Castros situados no alto dos montes são da época Neolítica, do Calcolítico e das civilizações proto-históricas.

Os Romanos deixaram as suas marcas na que é hoje a cidade: no Castelo de Chaves (igreja de S. João de Deus) existe uma ponte Romana.

Os Romanos construíram a primeira muralha que envolveu a população, construíram a ponte de Trajano e tiraram proveito das águas quentes minero-medicinais.

Da época Romana, a Igreja Matriz é um bom exemplo.Todos os vestígios arqueológicos poderão ser visualizados no Museu da região Flaviense.Outros fortes e monumentos a visitar, são: o forte de S. Francisco, forte de S. Neutel, Castelo de Monforte, castelo de Santo Estevão, Igreja da Mesiricórdia, Igreja de S. João, Capela de Santa Catarina, Capela de Nossa Senhora do Loreto, Capela de Nossa Senhora da Lapa, Capela de Nossa Senhora do Pópulo, Capela do Senhor do Calvário, Capela de Nossa Senhora das Brotas, Capela de S. Roque, Capela do Senhor Do Bom Caminho, Capela da Granginha, Capela de S. João Baptista da Castanheira, Igreja de S~. Julião de Montenegro e Igreja Nossa Senhora da Azinheira.Se pretende uns dias sossegados e de verdadeiro descanso, não deixe de aproveitar as termas - Caldas de Chaves - de longa tradição e história.


1 comentário:

Anónimo disse...

Amiable fill someone in on and this post helped me alot in my college assignement. Thank you seeking your information.