sexta-feira, 5 de outubro de 2007

História do circuito de Vila Real




CIRCUITO DE VILA REAL (In English)

Vila Real é sem qualquer dúvida, a Cidade Portuguesa com mais tradições no Desporto Automóvel Português, realizando corridas urbanas desde 1931 até 1991, com alguns interregnos, tendo atingido os seus pontos mais altos nas décadas de 60 e 70, com inúmeras corridas internacionais de grande prestígio, nas quais participaram alguns dos mais importantes pilotos estrangeiros, que vieram a obter os melhores lugares em diversos Campeonatos Mundiais.
As chamadas “Corridas de Vila Real”, constituíram durante muitos anos o mais importante cartaz turístico de Vila Real e de toda a Região Norte, sendo sem dúvida a marca distintiva desta Cidade no panorama Nacional e Internacional.
Este circuito nasceu em 1931, após alguns anos de preparação, pela vontade de um grupo de entusiastas locais liderados por Aureliano Barrigas, aproveitando as características de algumas estradas que ligavam o centro de Vila Real às imediações do famoso Palácio de Mateus, estabelecendo assim um primeiro circuito com 7.150 m, que com algumas ligeiríssimas alterações e algumas interrupções, nomeadamente durante a 2ª guerra mundial e na crise petrolífera de meados dos anos 70, manteve-se até 1991.
Se questionarmos muitos dos portugueses com mais de 30 anos, quais os factos que associam a Vila Real, por certo uma grande maioria dos mesmos falará espontaneamente das corridas e da sua importância, pois desde o seu inicio o entusiasmo de Vila Real não parou de aumentar, surgindo rapidamente diversas novidades como o facto de em 1934 ter existido pela primeira vez uma corrida de motos e em 1936, após um ano sem corridas, as mesmas terem sido internacionais, e em mais que um fim-de-semana, factos marcantes no desenvolvimento futuro das mesmas corridas, tendo a equipa oficial da Adler, com Paul von Guilleaume Rudolph Sauerwein, marcado esta importante estreia.
Até aos anos 50, as corridas ficam marcados pelas grandes lutas entre os principais pilotos nacionais, como Vasco Sameiro e Casimiro de Oliveira, irmão do cineasta Manuel de Oliveira, também ele participante no circuito de Vila Real nos anos de 37 e 38, com os principais pilotos estrangeiros, tais como Felice Bonetto, que antes tinha vencido no Circuito do Porto, para em Vila Real, ser batido no ano de 1950 pelo também italiano Piero Carini, que assim se tornou no primeiro estrangeiro a vencer em Vila Real.
Com a chegada dos pilotos que estavam a disputar os títulos de campeão do mundo de Formula 1, como Stirling Moss e Jean Behra, estes estabeleceram um patamar de tal maneira elevado, que nunca mais nenhum piloto português conseguiu voltar a ganhar a mais importante corrida de cada um dos eventos internacionais disputados, com uma única excepção para o ano de 1973, quando numa corrida memorável Carlos Gaspar, conseguiu voltar a elevar as corres nacionais ao lugar mais alto do “podium” na ultima corrida internacional para automóveis disputada em Vila Real.
O ano de 1958, ficou marcado por um facto pouco comum nas corridas nacionais da época, ou seja a participação de uma Senhora nas corridas e logo ao volante de um carro competitivo da famosa “Scuderia Centro Sud”, que marcou Vila Real, com a estreia feminina de Maria Teresa de Filippis, que viria a ser a primeira também a competir na formula 1, tendo também ela contribuído para mais uma enchente de espectadores no Circuito de Vila Real, calculados em mais de 50.000 pessoas.
O reinicio das corridas em 1966, marca a chegada dos carros de Formula 3 e dos Sport-Protótipos que haveriam de marcar a idade de ouro deste circuito, alternando entre si as corridas rainhas de cada ano, e trazendo a este circuito para algumas corridas verdadeiramente épicas, pilotos como o Sul-africano Mike de Udy e o seu Lola T70, David Piper, primeiro com um fabuloso Ferrari 330 P3/4 e depois com o seu Porsche 908 e por ultimo como director de equipa trazendo o seu impressionante Porsche 917 para o português Nicha Cabral, competir com o Príncipe Jorge de Bagration, no mesmo circuito que já tinha visto correr John Miles, o ainda jovem promissor e posterior fenómeno de popularidade, o Sueco Ronni Peterson, mas também nomes como o inglês Chris Craft, Alain De Cadenet, Vic Elford, Peter Gethin, José Maria Juncadella e muitos outros pilotos, vindos dos diferentes cantos da Europa, atraídos por um circuito magnético, num ambiente único, o qual era descrito por Mike de Udy, como “ … uma linda cidade entre colinas do Marão, de ambiente encantador, com corridas organizadas por gente simpática e sorridente, como nunca encontrei noutro sitio. È uma bela pista para grandes celebrações.”, pista esta descrita apaixonadamente por John Miles que dizia que “… Vila Real é de longe o melhor circuito em que corri até hoje.” e “… para quem corre em Vila real, nenhum outro circuito conta.”
No que restou das décadas de 70, 80 e princípios dos anos 90, as corridas de automóveis em Vila Real, que se aproximaram da sua quadragésima edição, foram apenas nacionais, com uma ou outra participação esporádica de pilotos estrangeiros, tendo então assumido principal protagonismo, as corridas de motos, que renasceram em força tendo chegado a integrar diversos campeonatos europeus e mundiais de diferentes categorias, acolhendo então os maiores nomes desta modalidade, como os Campeões do Mundo, Angel Nieto, Carl Fogarty e Joey Dunlop.

Esta é uma terra verdadeiramente apaixonada pelas suas corridas e que esperou pacientemente os últimos 16 anos, para poder retomar as mesmas com todo o seu brilho e esplendor, esperando voltar a ouvir o barulho dos motores de competição já nos próximos dias 5 a 7 de Outubro de 2007, para se preparar para um verão quente em 2008, com o regresso das corridas ao seu tradicional mês de Julho e a presença de todos os seus “amigos” pilotos, vindos de todos os cantos da Europa, para finalmente poder voltar aos seus dias de gloria internacional, recebendo todos como só os Vilarealenses sabem fazer, honrando a sua historia e a memória de todos quantos durante os últimos 78 anos tiveram o privilegio de correr no circuito urbano de Vila Real.


Sem comentários: