segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Perseguições Políticas

Perseguições Políticas
Por Manuel de Sousa Vilela (O Manel Cagalhoças)
Em 1933 houve em Sanfins do Douro a inauguração da luz eléctrica e havia uns políticos muito mal amanhados que só lhes dava para fazer mal.
Então, quando da inauguração da luz eléctrica, quem estava à frente da chefia do concelho de Alijó, era o tenente Dias, um fanático, também.
Representava-se no Teatro a peça Rainha Santa Isabel e depois foram para lá os políticos botarem aquela bazófia da luz, e disto e daquilo, e, a malta como não estava para gramar com aquilo, começou a bater com os pés no chão dizendo: fora, fora - não viemos para aqui para ouvir política mas sim para ver o Teatro.
No meio da confusão houveram denunciantes que tomaram conta do nome dessas pessoas que protestaram e veio logo ordem de prisão política para eles.
Fugiram e andaram mais de um mês espalhados e escondidos pelas quintas e várias terras.
Foi então que o Eng.º Armindo Forte da Sanradela (familiar dos de Sanfins), subiu a Secretário do Ministro do Interior, Dr. Armindo Gonçalves Monteiro e intercedeu junto deste, fazendo-lhe ver que os que andavam fugidos e perseguidos não eram aquilo que foi pintado pela política desses Rabotos, e então, ao fim de 2 meses veio uma amnistia que os safou. Os Fugidos eram talvez 24 ou 25, pessoas boas que nunca fizeram mal a ninguém:O António de Agrelos, O Armindo Rosas, O Júlio Forte, o Manuel Fernandes (Pelicras), O Zé Luís Teixeira, o António Azevedo (que era o mais novato) e muitos outros que não me lembra agora o nome.
Então há uma Festa (Romaria) de Nossa Senhora da Piedade em que o Ministro foi convidado e outros homens do Governo daquele tempo, a vir a Sanfins e veio.
Foi galharda e nobremente recebido pela população (vasos de flores em todas as varandas e janelas, bandas de música, etc.), valendo mais aquela homenagem que tudo o resto só pela alegria de termos na nossa terra o Ministro e aqueles desgraçados que andaram tanto tempo fugidos por causa dos Rabotos.

Sem comentários: