quarta-feira, 28 de maio de 2008

IL TROVATORE


De
Giuseppe Verdi
Pela
Orquestra do Norte, Coro da Orquestra do Norte e Grupo Amálgama
Direcção musical
José Ferreira Lobo
Encenação
Antonella Rondinone
“Il Trovatore” é uma ópera em quatro actos de Giuseppe Verdi, com libreto em italiano de Salvatore Cammarano, baseado na peça de Antonio García Gutiérrez El Trovador.
Estreou em Roma, no Teatro Apollo, a 19 de Janeiro de 1853. “Il Trovatore” mostra-nos como a vida pode ser uma constante ironia. Azuccena, a cigana, viu a sua mãe ser morta na fogueira por alegadamente ter enfeitiçado o filho mais novo do Conde di Luna.
Para se vingar, rapta o filho do conde e atira-o para as mesmas chamas onde tinha sido queimada a sua própria mãe. No entanto, por engano, ou por destino, é o seu próprio filho quem vai para a fogueira… Depois de muitos anos, Manrico (o filho do conde, criado como o verdadeiro filho de Azuccena) e a sua mãe acabam por encontrar-se com Di Luna, o filho mais velho do conde, que substituiu o seu pai.
Sem saberem que são irmãos, tornam-se inimigos nas convicções políticas e no amor ao se apaixonarem pela mesma mulher, Leonora. A história segue cheia de momentos de grande tensão e o final mostra-nos a quão dolorosa pode ser uma vingança.
Azucena - Ilia Aramayo Sandivari (mezzo-soprano) Manrico - José Manuel Araújo (tenor) Di Luna - Ettore Nova (barítono) Leonor - Mónica Pais/Elvira Ferreira (soprano) Ferrando - Rui Silva (baixo) Inês - Carla Simões (soprano) Ruiz - Samuel Vieira (Tenor) Festival de Ópera Caixa Geral de Depósitos.
ENTRADA GRATUITA
29-Mai Grande Auditório 22:00
Teatro de Vila Real

Sem comentários: