quinta-feira, 8 de maio de 2008

Receita do folar de Valpaços


Receita do folar (Tradicional)


1Kg de farinha;

12 ovos mais 1 gema;

350g de Gorgura (150g de manteiga; 150g de banha; 50g de azeite);

30g de Fermento de padeiro;

1 Frango pequeno corado;

1 Salpicão pequeno;

200g de presunto;

1 Chouriço de carne (linguiça);

Salsa


Peneira-se a farinha com um pouco de sal num alguidar e faz-se uma cova no meio. Desfaz-se o fermento de padeiro em 0,5 dl de água tépida, deita-se na cova da farinha e vai-se envolvendo nela.
Colocam-se os ovos inteiros com a casca numa tigela e cobrem-se com água morna. Alguns minutos depois, abrem-se para dentro da farinha (sempre ao centro) e vai-se fazendo absorver a farinha trabalhando-a a partir do centro. Derreta as gorduras em lume brando. Junta-se à massa e trabalha-se tudo adicionando água necessária até obter uma massa fina. A seguir, bate-se a massa com as mãos até esta se desprender completamente do alguidar.
A massa considera-se bem batida quando aparecem uma bolhas à superfície. Nesta altura polvilha-se a massa com um pouco de farinha, cobre-se com um pano e envolve-se o alguidar com um cobertor. Coloca-se num local tépido e onde possa receber um pouco de calor indirecto. A massa leva 2 horas a levedar. Está levedada quando atingir o dobro e apresentar um aspecto rendado. Tem-se um tabuleiro rectangular, cujos bordos não devem exceder 8 cm de altura, muito bem untado com banha.
Cortam-se o chouriço e o salpicão às rodelas, o presunto às tiras e desossa-se o frango limpando-o de peles e ossos e desfazendo-o em febras. Divide-se a massa em três partes, devendo uma delas ser um pouco maior. Estende-se esta parte maior e forram-se com ela o fundo e os lados do tabuleiro. Espalha-se por cima metade da porção das carnes e salsa e cobre-se com a segunda parte das massa, sobre a qual dispõem as restantes carnes. Finalmente, tapa-se o folar com a terceira parte da massa e unem-se os bordos a esta camada final.
Deixa-se levedar novamente o folar até aparecerem bolhinhas a superfície. Nesta altura, pincela-se com gema de ovo e leva-se a cozer em forno bem quente durante cerca de 45 minutos.

9 comentários:

Rebeca Ukstin disse...

vou tentar essa receita parece que fica divina!
visite meu blog...
abraços

rebeca

Anónimo disse...

Devias escrever coisas da tua terra; e, não das vizinhas... ainda que a intenção seja boa. Uma conterrânea

Anabela Quelhas disse...

Posso prestar esclarecimentos sobre a razão da existência deste blog, desde que não seja a um anónimo.

Anónimo disse...

Qual é o problema de falar das terras vizinhas???? Há território marcado?
Transmontano surpreendido

Anónimo disse...

Nessa terra imensa... cabe o mundo. Terra rica e cheia de calor humano. Trás-os-Montes É, Foi e SERÁ uma grande região. Talvez esquecida... mas no coração de muitos transmontanos espalhados pelo país e pelo mundo.
Adorei o blog; é muito enriquecedor.
Até sempre! P. T.

Anónimo disse...

Peço desculpa se não me fiz entender. O seu blog é muito pertinente e recheado de coisas que nos faz pensar. Não queria ferir a sua sensibilidade; não era essa a intenção. Uma conterrânea

Anónimo disse...

Bora lá ver o resto do blog, que tem muita coisa interessante e onde cabe todo o mundo.

Unknown disse...

Ah que vontade de conhecer Pinho cel! beijos

Anónimo disse...

OLA SOU DE VALPACOS E LEVO MUITOS ANOS AEM COMER O FOLAR POR ISSO VOU TENTAR FAZELO EM MADRID